Podologia: HOMENS TAMBÉM CUIDAM!

pes homem

E você? Como cuida das unhas e dos seus pés?

Um homem vaidoso não era visto com muito bons olhos. Sua condição masculina poderia estar na berlinda, ferindo sua susceptibilidade. Portanto buscar a podologia seria sempre apenas por questões de saúde e nada mais. Foi-se o tempo.

Os homens estão percebendo que vaidade não tem nada a ver com o sexo, e, sim, com o bem-estar da alma. A preocupação com os pés e a procura por um profissional especializado em podologia é uma dessas atividades que, segundo a podóloga Rita Fernandes Rosa Pacheco, cerca de 60% dos seus pacientes são do sexo masculino. “Eles procuram muito mais por necessidade do que por vaidade, porém quando descobrem o bem estar, o relaxamento e a tranquilidade de serem cuidados por um profissional especializado principalmente aliados a um lugar totalmente confortável, com privacidade e atendimento personalizado com qualidade e tecnologia.

Problemas mais comum: são as unhas encravadas e a calosidade. A unha encravada pode ser provocada por diversos fatores, como o corte inadequado, os formatos naturais da unha, o uso de sapatos apertados e até a posição anatômica do dedo. "Quanto mais a pessoa cutuca o canto da unha, mais dolorido fica. No local, pode crescer uma carne esponjosa, chamada de granuloma".

Já os calos são formados quando o peso do corpo é distribuído em regiões dos pés que não são apropriadas para suportá-los. Por atrito, a pele da área atingida descama, formando o calo, que tem função de defesa. Com o passar do tempo, a calosidade vai ficando espessa e pode originar um ferimento.

Outro problema comum que ocorre nos pés é a micose. "Ela surge entre os dedos, na planta do pé e nas unhas. A doença é causada por fungos, que aproveitam a umidade e o calor para atuar. Excesso de transpiração e o uso de meias de nylon favorecem o aparecimento do problema".

O problema mais comum e que as pessoas não cuidam como deveria é o chulé. "Ele se caracteriza pelo odor, que costuma aparecer em pés com excesso de transpiração. Higiene inadequada e o tipo de meia podem favorecer a ocorrência".

Existem vários cuidados que você pode ter com seus pés e unhas, e que podem melhorar muito sua qualidade de vida:


Cuidados com os pés:

1 – Ao tomar banho, esfregue entre os dedos para limpar bem, pois neste local é que bactérias se acumulam, causando chulé e micoses;

2 – Escove suas unhas durante o banho, isso ajuda a afastar a sujeira e manter uma boa cor;

3 – Após o banho, sempre seque bem entre os dedos para evitar também fungos e bactérias;

4 – Deixe para cortar suas unhas após o banho, pois elas estarão moles e mais flexíveis, e cortarão mais facilmente;

5 – Não deixe seu pé ressecado, existem vários hidratantes de qualidade no mercado;

6 – Para quem transpira muito, a indicação é que se prefiram as meias de algodão.


Fonte: www.maisequilíbrio.com.br

Guia dos solteiros.com