Pé de Risco: Diabético/ Neuro-Vascular

podologia-pe-de-risco

Especialista em atendimento em pés diabéticos fala sobre os cuidados com a doença.

A vida é feita de escolhas e quando se tem diabetes, devemos ter uma vigilância constante para manter o seu nível de glicose no sangue sob controle. Manter-se saudável também significa reconhecer algumas armadilhas comuns, muitas das quais são produto de maus hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Dezesseis milhões de brasileiros tem diabetes e quem convive com a doença sabe quantos cuidados são necessários para lidar diariamente com o problema.

O diabetes surge quando o pâncreas para de produzir o hormônio insulina (ou sua produção é insuficiente) e o açúcar que deveria penetrar nas células, para transformar-se em energia, permanece circulando na corrente sanguinea, causando hiperglicemia, o que prejudica o funcionamento normal do organismo. O diabetes é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada.

Os principais sintomas são: cansaço, maior frequência para urinar, perda de peso, má cicatrização, fome excessiva, visão turva, muita sede, formigamento nos pés, problemas sexuais e infecções vaginais.

Complicações: perda da visão, problemas renais e neurológicos, dificuldade de cicatrização podendo levar à perda dos pés e das pernas.


Cuidados básicos para os pés diabéticos:Cuidados básicos para os pés diabéticos:

1 – Inspecionar os pés, inclusive as áreas entre os dedos;

2 – Testar a temperatura da água, que não deve ultrapassar 37ºC;

3 – Evitar caminhar descalço ou usar sapatos sem meias;

4 – Evitar o uso de meias com costuras internas ou externas;

5 – Cortar as unhas de forma reta, sem aprofundar os cantos;

6 – Não usar agentes químicos ou para remover calos;

7 – Enxugar bem os pés especialmente entre os dedos.


Se houver alguma alteração, ocorrência de corte, arranhão ou ferimento, procure um especialista, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença!