Podologia Geriátrica

pododlogia geriatrica

Idosos devem ter maior acompanhamento no cuidado dos pés

A Podologia Geriátrica, é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa. Permite avaliar o indivíduo como um todo, com enfoque no seu processo de envelhecimento.

A missão da Clinica Rita Pacheco é divulgar maneiras de buscar um envelhecimento bem sucedido e ainda informar sobre as doenças mais comuns no processo do envelhecimento podológico. Estamos aptos a avaliar o idoso de forma global, em todas as suas necessidades de forma a conquistar uma melhor qualidade de vida.

Aqui você encontra especialista em podologia geriátrica e pés diabéticos (Rita Pacheco), que proporciona ao idoso um atendimento qualificado e personalizado, com estrutura de acessibilidade a portadores de patologias motoras, como cadeirantes, além do conforto e total garantia de higienização e esterilização conforme exigência da ANVISA e vigilância Sanitária.

Para idosos de alta dependência, com dificuldade de locomoção ou restritos ao leito pode ser agendada uma consulta podológica em seu domicílio para possibilitar um planejamento de cuidados com a saúde dos pés e visar reabilitação das condições clínicas do paciente. O tratamento podológico domiciliar tem um caráter de acompanhamento linear e longitudinal, de forma a se obter progressos na condição de saúde dos pés e no status funcional do paciente.

Nas pessoas idosas, o processo fisiológico do envelhecimento produz alterações complexas nos pés, muitas vezes decorrente do andar inadequado, uso prolongado e incorreto de calçados, traumas e inflamações que são agravadas pela idade, fadiga e má circulação, além de outras complicações decorrentes de doenças sistêmicas – pressão alta, diabetes, por exemplo – como inchaço, pé frios e pálidos, com pouca sensibilidade ou com feridas que não cicatrizam.

Por isso é muito importante que o idoso tenha acompanhamento médico geriátrico e que cuide dos pés com um profissional habilitado, devido às limitações naturais da idade. Também, nessa fase da vida, as unhas ficam mais grossas, que dificultam o corte, a pele tende a ficar mais fina e ressecada, sujeita à formação de calos, fissuras, joanetes, micoses.

Entre as orientações da podóloga para as pessoas de terceira idade, estão:

1 – Usar sapatos confortáveis, com solas firmes e antiderrapantes.

2 – Comprar o calçado preferencialmente no final do dia, quando os pés estão mais inchados e para que os sapatos se adaptem melhor aos pés.

3 – Ter o cuidado de escolher calçados bem acabados com o mínimo de costuras internas.

4 –Usar os sapatos de forma alternada e deixar arejar de um dia para o outro.

5 –Lavar os pés e secá-los cuidadosamente, em especial entre os dedos, evitando a umidade que facilita a proliferação de fungos e bactérias.

6 –Manter as unhas curtas. Estar atento no aspecto das unhas, como, espessura, cor, forma.

7 –Procurar usar sempre meias de algodão, que absorvem a transpiração, mantêm a pele mais seca, diminuem a probabilidade de desenvolver fungos (frieiras) e o odor forte (chulé).

8 –Hidratar diariamente os pés (nunca entre os dedos) com creme apropriado para evitar rachaduras e ressecamento da pele.

Os cuidados com os pés são fundamentais para que o idoso tenha saúde e melhor qualidade de vida”, informa Rita Pacheco podóloga especialista em pés.


GALERIA