Unha Encravada

O que é Unha Encravada e sua causas

unha-encravada

A unha do pé encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a borda lateral do dedo (sulco ungueal) fica inchado, avermelhado e infectado. Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores, os principais são: quando colocada pressão extra sobre o dedo do pé com sapatos inadequados e/ou apertados e unhas não cortadas corretamente podendo crescer e encarnar para dentro da pele e causar o encravamento, principalmente quando cortadas muito curtas, ou entrando demais nas laterais com o instrumental de forma incorreta, deixando cantos ou dentes que irão crescer junto com a porção maior da unha.

Cortar quadrada ou redondo para não encravar é mito, pois o formato do corte da unha vai depender do formato anatômico do dedo e da cutícula, geralmente para saber qual o formato ideal para corte é só acompanhar o formato da cutícula. Esses fatores são as causas mais comuns.

Algumas deformidades do pé ou dos dedos também podem colocar pressão extra no dedo. O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar. Visão ruim ou incapacidade física para alcançar o dedo do pé com facilidade, assim como unhas grossas, podem facilitar o corte inadequado das unhas. Desprender ou separar os cantos das unhas também pode ocasionar uma unha encravada.

Algumas pessoas nascem com unhas curvadas e que tendem a crescer para baixo. Outras têm unhas muito grandes em relação aos dedos. Friccionar o dedo ou outras lesões também pode levar à unha encravada.

Buscando ajuda do Podólogo e Médico

Consulte um podólogo ou médico se você:

- Não conseguir cortar a unha encravada;

- Tiver dor severa, vermelhidão, inchaço ou febre;

- Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha.

Entre as especialidades que podem diagnosticar uma unha encravada estão:

- Cirurgia geral;

- Ortopedia;

- Dermatologia;

- Podólogo.

Tratamento de Unha Encravada

Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte um médico imediatamente. Não tente tratar o problema em casa.

Caso a unha encravada após tratamento com o podólogo não curar ou voltar a ocorrer, seu médico poderá remover parte da unha, realizando a cirurgia chamada cantoplastia. Saiba escolher o especialista de pé para que sua cirurgia seja perfeita e você não sofra consequências de uma cirurgia mal feita.